top of page

Pontes Linguísticas:

um caminho possível

Pontes Linguísticas: um caminho possível

O projeto Pontes Linguísticas tem como objetivo atuar no âmbito da extensão. Trabalhamos em duas grandes áreas.

De um lado,  colaborando na formação continuada de professores da educação básica, a partir de encontros realizados nas escolas com professores bilíngues (libras e português). Desde 2022 temos parceria com o Programa de Bilinguismo da Secretaria Municipal de Educação de Niterói.

De outro, desenvolvendo material em libras sobre linguística com vídeos que estão no site do ViA Libras.

PontesLinguísticas.png

Histórico do Projeto de Extensão Pontes Linguísticas

O projeto de extensão Pontes Linguísticas tem seu início em 2015 com os professores Marília Lott e Roberto de Freitas Jr. Neste mesmo ano demos um curso sobre linguística para professores de crianças e adolescentes surdos na cidade do Rio de Janeiro, vinculados à Secretaria Municipal de Educação. O curso foi realizado em parceria com o Instituto Helena Antipoff que sediou o evento e fez a seleção dos participantes. O curso contou com 3 módulos:

Módulo 1) Formação Linguística Básica

Módulo 2) Aprendizagem/aquisição de escrita e L2
 Módulo 3) Ensino, Atualidades e Linguística

 

O curso teve 140h totais e contou com professores do departamento de Linguística e Filologia, Departamento de Vernáculas e Departamento de Letras-Libras, todos da UFRJ. Em 2016, oferecemos mais um módulo de Curso formativo agora na UFRJ e começamos uma nova frente de trabalho.

A partir do curso de professores entendemos que faltava naquela época material aprofundado em libras para a difusão do saber linguístico. Montamos uma equipe formada por docentes, discentes de Letras-Libras e tradutores-intérpretes para criação desses materiais didáticos. Nos reuníamos semanalmente para formação dos alunos de graduação que construiriam o material didático em todas as suas etapas. Desse trabalho surgiram 3 vídeos do Pontes linguísticas, disponíveis na Videoteca Acadêmica em Libras -- ViA Libras. O trabalho teve início em 2016, mas a produção só foi concluída em 2018. 

A partir desse momento o ViA Libras que inicialmente era um repositório da produção do departamento de Letras-Libras/UFRJ passa a ser um projeto de extensão. Devido a dificuldade de gerenciar um projeto que contava com a construção de textos acadêmicos originais, orientação desses textos, até a produção da tradução e posterior edição. Passamos a atuar como colaboradores daquele projeto paralisando temporariamente as atividades do Pontes.

Durante a pandemia, conduzimos diferentes atividades de extensão com escopo reduzido. Fizemos uma oficina de Libras oferecida pela licencianda Jéssica Seixas Pereira Meirelles, aluna surda, na Feira Cultural do Colégio Estadual Nicolao Bastos Filho em 2021. Também realizamos a Oficina do Parágrafo com a professora Daniela Cid de Garcia, também em 2021.

Em 2022, iniciamos uma parceria com a secretaria de educação de Niterói e começamos atividades na E. M. Paulo Freire no Fonseca, Niterói. Conduzimos rodas de conversa sobre a educação bilíngue de surdos tanto com a equipe que atua diretamente na educação bilíngue no primeiro segmento do ensino fundamental como  com a equipe mais ampla de educação, inclusive do segundo segmento do fundamental. Foram trocas muito importantes para o desenvolvimento da pesquisa que fazemos tendo contato direto com professores que atuam na educação básica em que todos nós estávamos juntos no espaço da escola. Também tivemos encontros no auditório da Secretaria de Educação, no centro de Niterói, em que foram convidados professores de outras escolas que também atuam com estudantes surdos. Todos esses encontros abriram nossas perspectivas sobre educação de surdos. Somos muito gratos ao professor Robson de Souza, coordenador da educação bilíngue de Niterói, e a professora Edna  Souto, diretora da E.M. Paulo Freire que sempre nos recebe de braços abertos.

Enquanto isso, mantínhamos a organização de projetos que ainda não estavam maduros para a divulgação. Um desses projetos foi ganhando corpo em 2022. Fizemos um trabalho de ensino de libras voltado para famílias de crianças surdas divulgando vídeos produzidos por nós e divulgados no instagram do nosso laboratório de pesquisa o SOPA-Lab.  Em 2023, percebemos que esse seria um elemento forte de nossa atuação exigindo um espaço próprio, assim surge o projeto OÁSIS PARA CRIANÇAS SURDAS: impulsionando direitos linguísticos. O projeto Oásis ainda é realizado dentro do escopo do projeto Pontes Linguísticas, apesar de ter objetivos diferenciados.

Em 2023, participamos da I Feira de Extensão da Faculdade de Letras promovendo uma Oficina de Conversação em libras ministrada pelos professores Walter Sueth Netto, Daniela de Carvalho Cruz e Marília Lott.

Em 2024, fomos convidadas por Frederico Ludugerio para oferecermos uma oficina, dessa vez online, para estudantes de ensino médio, itinerário curso normal, do Colégio Estadual Waldemiro Pitta em Monte Verde, Cambuci-RJ. Essa oficina foi oferecida pela licencianda Daniela da Silva Santos e a professora Marília Lott.

 

EQUIPE

Marília2020Out_edited_edited.jpg
Clarissa_edited.jpg
WhatsApp Image 2024-05-10 at 19.22.32.jpeg
Walter_Mestrando.jpeg

Marília Lott 


 

Clarissa Guerretta

 

Daniela Silva Santos


 

Walter Sueth Netto

 

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Laboratório de línguas de Sinais e Orais em Psicolinguística e Aquisição - SOPA-LAB

Faculdade de Letras da UFRJ
Av. Horácio de Macedo, 2151
Cidade Universitária – CEP 21941-917
Rio de Janeiro – RJ

  • Instagram

© 2025 pela Equipe SOPA-Lab.

bottom of page