top of page

Pesquisa em Leitura

Em nosso laboratório, há várias pessoas interessadas em leitura, tanto no seu processo de aprendizado quanto no seu entendimento. No que diz respeito aos anos iniciais desse processo, seguimos a perspectiva da Psicolinguística Aplicada à Alfabetização (PAA).
 

De acordo com Scliar-Cabral (2015), a PAA tem quatro áreas de foco:

  1. As características dos sistemas de escrita;

  2. Os desafios enfrentados pelo aprendiz;

  3. Métodos e materiais utilizados;

  4. A formação do professor.

Psicolinguística Aplicada à Alfabetização

A premissa básica sobre leitura é a de que o aprendizado da leitura implica conhecer como o sistema de escrita codifica a língua. Segundo Scliar-Cabral (2015), o  objeto de estudo da Psicolinguística Aplicada à Alfabetização doravante (PAA) têm quatro eixos, a saber: 1. as características dos sistemas de escrita; 2. os desafios do aprendiz; 3. métodos e materiais; 4. formação do professor.

O primeiro eixo é discutido quando se analise diferentes sistemas de escrita e como estes carregam especificidades tais como o sistema alfabético, sistema silábico, logográfico e sign writing.

O segundo eixo aborda as especificidades do aprendiz, seu sistema cognitivo, maturidade etc.

Já o terceiro eixo investiga o tipo de material professores utilizam dependendo do grupo de trabalho turmas maiores ou menores, turmas inclusivas, turmas de grupos específicos etc. Há variabilidade nos métodos utilizados pelos professores? Como esses decidem qual seria o material adequado? O professor possui liberdade de cátedra para escolher ou há um direcionamento da escola/rede de ensino? Haveria um método mais adaptado às característica do grupo? Como essas questões se dão com crianças TEA ou com outros diagnósticos?

O quarto eixo vai tratar da formação docente, tanto a inicial, cursos de ensino médio com itinerário para docência (curso normal), bem como a formação continuada. Quais são os principais desafios do professor e que tipo de formação atende as demandas desses desafios de acordo com as especificidades da localidade e/ou escola?

Observamos um entrelace entre os eixos 2, 3 e 4 que se retroalimentam e podem ser atravessados por embates políticos ou por perspectivas do fazer em sala de aula, que cada vez mais se afasta da ideia de um método (​Kumaravadivelu, 2003). O objetivo do nosso programa de pesquisa é investigar os eixos delineados por Scliar-Cabral (2015). 

Kumaravadivelu, B. Beyond Method: Macrostrategies for Language Teaching. Yale University Press, New York, 2003.

SCLIAR-CABRAL, Leonor. Psicolinguística e alfabetização. In: MAIA, Marcus (org.). Psicolinguística, Psicolinguísticas: uma introdução. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2015. p. 74-84.

Pesquisas em desenvolvimento...

Processo de alfabetização de crianças surdas

Marília Lott

2020-atual

Impactos da pandemia de covid-19 no desempenho acadêmico de crianças no Rio de Janeiro

Julie Dias

2020-atual

Alfabetização de crianças com TEA em escolas de periferia

Isabel Nascimento

2020-atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Laboratório de línguas de Sinais e Orais em Psicolinguística e Aquisição - SOPA-LAB

Faculdade de Letras da UFRJ
Av. Horácio de Macedo, 2151
Cidade Universitária – CEP 21941-917
Rio de Janeiro – RJ

  • Instagram

© 2025 pela Equipe SOPA-Lab.

bottom of page