
Acesso Lexical
O acesso lexical se refere ao processo pelo qual indivíduos identificam e recuperam as palavras que compõem o vocabulário de uma língua. Desse modo, podemos dizer que as pesquisas sobre acesso lexical exploram como o ser humano organiza, recupera, entende e produz as palavras armazenadas em sua mente.
Ihhh... deu branco!

Quando falamos, ouvimos ou lemos uma palavra, nosso cérebro precisa "achar" essa palavra rapidamente em nossa memória. Você pode se perguntar:
-
O quão rápido é isso?
-
O que exatamente procuramos, a palavra inteira ou partes dela (globalização x globo+al+izar+ção)?
-
Se escuto uma palavra parecida, tenho mais chance de “escolher” a palavra errada (orelha x olheira)?
-
Quem fala mais de uma língua confunde mais as palavras (embaraçada x embarrassed x embarazada – palavras do português, inglês e espanhol, respectivamente)?
As pesquisas sobre acesso lexical são importantes para respondermos a essas e muitas outras perguntas e, consequentemente, aumentar a nossa compreensão sobre o processamento cognitivo da linguagem.
Nossas pesquisas
As pesquisas sobre acesso lexical no SOPA-Lab são orientadas pela Professora Daniela Cid de Garcia, em parceria com o LAPEX (Laboratório de Psicolinguística Experimental), e se concentram em indivíduos bilíngues. Atualmente, estamos focados em dois grupos: bilíngues de português-mandarim e bilíngues de português-japonês. Esses estudos levam em consideração o conceito de biescrevência, isto é, a capacidade de um indivíduo usar e compreender duas formas de escrita distintas, e buscam oferecer insights sobre como o reconhecimento visual de palavras ocorre em contextos linguísticos não dominados pelo inglês, o que é indispensável para entendermos a diversidade linguística e cultural além dos grupos WEIRD.

• Você sabe o que são "populações WEIRD"? Confira aqui!
• Saiba mais sobre o LAPEX clicando nos ícones.